SOBRE

O RÉSVÉS é um projeto de residências artísticas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), dedicado a formar alunos e professores num contexto de trabalho artístico colaborativo e valorizar a prática artística e cultural junto das mais diversas comunidades. O nome RÉSVÉS evidencia a identidade de trabalho e a metodologia que caracteriza a ação, que passa pelo fundamento de ultrapassar barreiras e limites definidos, aproximando e colocando “mesmo à justa” diferentes pessoas, conhecimentos díspares  e diversos territórios.

 

VISÃO

A produção artística como motor de desenvolvimento económico, combate à exclusão social e melhoria da qualidade de vida, através da formação cultural das comunidades, de um aumento da auto-estima e da participação ativa e colaborativa dos artistas emergentes.

 

MISSÃO

Os jovens da arte da atualidade serão os representantes e promotores da cultura artística de um futuro próximo. Um futuro que se quer atento, conhecedor e sensível, em todas as áreas de ação, para as realidades constituintes e presentes no nosso país, no nosso continente, no nosso mundo.
Aquilo que o projeto RÉSVÉS fomenta, é a oportunidade dual de alertar e educar os artistas emergentes do agora para o impacto social que a prática artística, nas suas mais diversas variantes, pode assumir num meio real exterior ao “espaço Faculdade”, junto de diferentes locais e comunidades e simultaneamente enriquecer a cultura artística e dar a conhecer a identidade e as tradições dos mais maravilhosos locais.